terça-feira, 28 de maio de 2019

A LUDICIDADE NO ATENDIMENTO DE ALUNO COM ATRASO NEUROPSICOMOTOR


A LUDICIDADE NO ATENDIMENTO DE ALUNO COM ATRASO NEUROPSICOMOTOR

 Luciana Angélica Silva e Silva [1]


RESUMO

O presente trabalho apresenta um relato de caso do aluno R.B.O, 10 anos, com paralisia cerebral hemiparética à esquerda, epilepsia e atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor. O aluno iniciou nos atendimentos aos 4 anos e meio de idade, apresentando atraso psicomotor. Para sua locomoção era usado um carrinho de bebê. Sua alimentação era líquida oferecida na mamadeira, usava fralda descartável. Ele não interagia com as pessoas. No início, não articulava diálogo, mal se comunicava. Foi realizada uma avaliação psicopedagógica, para que fosse traçado um perfil de entrada, sendo a mesma realizada de forma concreta e qualitativa, pois o mesmo não fazia nenhum tipo de registro. Essa avaliação teve como objetivo colaborar com a inclusão do aluno no CEMEI e prepará-lo para o ingresso na escola regular, com base na fundamentação teórica que norteou o trabalho, sustentase também que a parceria escola, família é de grande valia para a inclusão e permanência do mesmo na escola. Após essa etapa, foi traçado um plano de ação para ser desenvolvido durante os seus atendimentos. No início, o aluno foi atendido individualmente e à medida que foi progredindo o mesmo foi inserido em um grupo de AEE em sala multifuncional. O seu atendimento foi pautado em atividades com enfoque na estimulação das áreas motora, cognitiva, perceptiva e oral, utilizando jogos e atividades, com vistas ao desenvolvimento das habilidades escolares, na estruturação espaço/temporal e psicomotora. No decorrer dos atendimentos, percebeu-se que o mesmo obteve consideráveis avanços nas áreas trabalhadas.

Palavras-chave: Hemiparesia. Neuropsicomotor. Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A declaração de Salamanca (Espanha, 1994), afirma que “toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem”. Para tanto, a escola como espaço universal de ensino, deve promover o acesso a todos os alunos para que desenvolvam plenamente suas habilidades cognitivas, físicas, morais, emocionais e culturais.
A política de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, segundo a LDBN 9394/96, consolida e apontam diretrizes que assegurarão aos mesmos, currículos, técnicas, recursos educativos e organização especifica para atendê-los em suas necessidades educacionais.
            Buscando assegurar esse direito, buscou-se nos atendimentos com o aluno R.B.O, desenvolver um trabalho pedagógico voltado para a efetivação da garantia do direito à educação. Sendo que professores, mediadores pedagógicos e responsáveis pelas atividades que desencadeiam o processo ensino/aprendizagem devem desenvolvê-las de forma significativa e prazerosa, para que os alunos sintam se participantes desse processo e não menos receptores de conhecimentos.
                                                       
METODOLOGIA

O aluno frequentava Centro Municipal EducacionaI de Educação Infantil quando foi encaminhado para sala de recurso. O referido CEMEI ainda não tinha uma sala de AEE para atender à sua demanda de inclusão. Após uma análise detalhada dos documentos encaminhados, foi iniciada a avaliação psicopedagógica, para traçar o perfil de entrada do aluno e para nortear o seu atendimento. Tendo em vista que o aluno no início do atendimento não estabelecia diálogo, apresentava dificuldade na comunicação devido ao comprometimento solicitou-se uma nova entrevista com a responsável pela criança, para conhecer um pouco mais sobre ele, o que mais gostava. Notou-se que gostava de música, então foi solicitado à mãe as músicas que ele gostava. A partir desse momento iniciou-se o atendimento com estratégia, música. Partindo do ponto positivo dos alunos, eles se sentem motivados e capazes. Com isso foi possível melhorar a comunicação. As atividades de música foram aliadas às lúdicas. Isso foi fundamental para que ele progredisse nos atendimentos e respondesse positivamente aos objetivos propostos para ele no plano de ação.
A utilização da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem é muito importante e o uso dos jogos nos atendimentos do AEE contribui para que os conteúdos trabalhados ganhem mais significados.  O cuidado na escolha dos jogos faz com que os alunos realmente alcancem aos objetivos e não se restrinjam somente ao jogo pelo jogo. Eles devem ser atraentes, coloridos, desafiadores e adequados ao nível do aluno, pois assim levarão os mesmos a adquirirem conceitos e a conduzirem o pensamento para ações mentais mais complexos.
            Sabemos que quanto mais estímulos as crianças com necessidades educacionais especiais receberem mais elas terão condições de se desenvolver e superarem suas limitações intelectuais e biológicas. Toda criança tem capacidade de aprender, mas todas têm seu tempo, possibilidades e ritmos próprios. Com o aluno R.B.O, não foi diferente, ele demonstrou muito interesse nos materiais lúdicos como dedoches, fantoches e palitoches, principalmente porque envolvia música e histórias variadas. Era contagiante ver a alegria em seu rosto. Com isso foi desenvolvendo a sua oralidade, começou cantarolando, aos poucos já começava a cantar uma frase inteira da música, mas ainda existia a barreira do diálogo. Começou-se a trabalhar com fichas de figuras variadas e com nomes de objetos da sala do atendimento. Aos poucos ele foi adquirindo compreensão. Dizia “computado, jacaré” queria dizer que queria jogar o jogo do jacaré no computador, “ventilador”, queria ligar o computador. Aos poucos foi quebrado o a inibição inicial, carregado de agressividade, e substituído por muita interação e atividades produtivas. R.B.O. apresentava alterações em seu comportamento devido à troca de rotina. Com o objetivo de proporcionar sempre um avanço em todas as suas dificuldades foi trabalhado atividades que envolviam a retirada do carrinho de bebê, como a prática de caminhar nas dependências da escola, subir e descer rampas, escalar as grades da sala. Ele estava muito acostumado a ser tratado pela mãe como um bebê. A interação escola/mãe muito contribuiu para essa mudança de rotina. Geralmente as mães superprotegem seus filhos, principalmente com algum tipo de deficiência. A interação com a mãe e a professora regular a cerca de várias possibilidades de estímulos e intervenções lúdicas ajudaram muito no progresso do aluno.
Os jogos pedagógicos são muito importantes nesse processo de aquisição da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, são atividades prazerosas, mais fáceis de assimilação. Ao se fazer a escolha dos jogos a serem trabalhados, é importante levar em conta, o nível cognitivo dos alunos que serão atendidos e responder a três questões importantes: “para quem”, “por que” e “para quê”, está sendo planejado com intuito de atingir os objetivos propostos para que haja aprendizagem. Os jogos possibilitam a compreensão prática que por conseqüência permitem que as crianças obtenham êxito nas atividades habituais. Devemos aproveitar esse momento para transformar essa compreensão prática, ou seja, substituí-la por uma compreensão ao nível de pensamento.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

Atualmente o aluno, já escreve os dois primeiros nomes sem auxílio de ficha, mas com traçados muito grandes, desproporcionais. Conhece o alfabeto inteiro, identifica a letra inicial das palavras, faz leitura de sílabas e pequenas palavras. Melhorou a oralidade articula frase inteira, conta histórias e adora cantar. Está ampliando o seu vocabulário. Continua no nível pré-silábico. Faz leitura de imagem e descreve de forma simples. Quanto às habilidades matemáticas, estabelece relação número/numeral, identifica os números até 20, representa até 10 com ajuda. Mas ainda não consegue realizar atividades que demandam raciocínio como problemas matemáticos e cálculos mentais. Ainda não domina a técnica operatória.
Sua coordenação motora não está consolidada devido ao comprometimento do membro superior e inferior esquerdo, mas consegue recortar sozinho e colorir, consegue se locomover sem necessitar de ajuda anda em plano reto e inclinado (rampa), sobe e desce escada.

CONCLUSÃO

Conclui-se então que a ludicidade, a música, os jogos foram muito importante nos atendimentos e escolarização do aluno R.B.O. Eles contribuíram para o processo, tendo em vista o atraso cognitivo apresentado pelo aluno. O lúdico em situações educacionais proporciona um meio real de aprendizagem. Mantoan nos apresenta a aprendizagem como centro das atividades escolares e o sucesso de seus alunos como a meta independentemente do nível de desempenho a que cada um seja capaz de chegar, são condições de base para que se caminhe na direção de escolas acolhedoras. O sentido desse acolhimento não é o da aceitação passiva das possibilidades de cada um, mas o de ser receptivos a todas as crianças, pois as escolas existem, para formar novas gerações, e não apenas alguns de seus futuros membros, os mais privilegiados.



REFERÊNCIAS

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/direitoaeducacao.pdf Acesso em: 19 de setembro de 2018.
BRASÍLIA, Mec/Seesp -2010.A educação especial perspectiva da inclusão escolar.
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso em: 19 de setembro de 2018.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por que? Como fazer?. São Paulo. Moderna, 2003



[1] Professora na E.M. Professor José Geraldo Guimarães. Email:lucianaass@bol.com.br

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